NÚMERO VERDE
800 201 725

Outras notícias

Ainda no âmbito dos prémios da ERSAR, os Serviços de Água da INOVA-EM foram distinguidos, na categoria de serviço ao consumidor, com …

Num universo de 237 entidades gestoras, a nível nacional, A INOVA-EM foi distinguida com o Selo de Qualidade do Serviço de Gestão …

Informamos que o ECOCENTRO MÓVEL ficará instalado no Loteamento Quinta das Mouriscas ,Cantanhede, até ao dia 5 de Dezembro. Caso necessite, a …

A Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, o Município de Cantanhede e a Inova-EM, promoveram uma visita de estudo à ETAR de Murtede. Os …

Esclarecimento sobre a dureza da água 🚰

Uma água dura origina a presença de calcário nas redes prediais, com especial relevo nos equipamentos onde a mesma é sujeita a aquecimento ou a contacto com sabões e, consequentemente, nas torneiras dos aparelhos e equipamentos sanitários. É frequente observarmos pequenas partículas de calcário depositadas nos filtros das torneiras ou incrustações nas máquinas de lavar roupa e louça, nas caldeiras de aquecimento, nas chaleiras, etc.

Importa, portanto, esclarecer o seguinte:A INOVA-EM fornece água para consumo humano e, nessa perspetiva, controla a qualidade da água que fornece com base num plano de monitorização que inclui análises periódicas e regulares. Esse plano está devidamente aprovado pela entidade reguladora.

↪As análises são realizadas por laboratórios devidamente credenciados para o efeito e os resultados têm comprovado que a água apresenta uma excelente qualidade.

ℹ A água fornecida pela INOVA-EM apresenta valores de dureza total entre 200 e 250 ppm, o que quer dizer que estamos perante uma água classificada como ÁGUA DURA. A legislação não impõe valores limite mas refere um intervalo de valores desejáveis entre 150 e 500 ppm, observando-se, portanto, um enquadramento normal.

↪A remoção da dureza da água para grandes caudais, não é tecnicamente exequível.Com a utilização de águas duras, verifica-se a presença de calcário nas redes prediais, nomeadamente nas caldeiras e máquinas de lavar bem como nos utensílios domésticos (chaleiras, cafeteiras, etc) situação que se deve à reação com os sabões e/ou ao aquecimento da água e provoca as referidas incrustações e depósitos de partículas.

↪🛠 Para minimizar, recomenda-se a consulta dos manuais de utilização que acompanham os equipamentos elétricos e eletrónicos e sugere-se o seguinte:

▶ Limpeza regular dos utensílios, das caldeiras e dos filtros das torneiras, no sentido de evitar depósitos que podem alterar o sabor da água e, no caso das máquinas e caldeiras, prejudicar o seu funcionamento;

▶ Utilizar (sempre que possível) as máquinas com temperaturas inferiores a 55ºC;

▶ No caso das caldeiras de aquecimento, consultar os fabricantes para avaliar os efeitos e medidas preventivas a tomar que podem passar pela instalação de equipamentos de descalcificação;

▶ Nas máquinas de lavar roupa, utilizar detergentes que previnem as incrustações nas resistências, bem como amaciadores para suavizar a roupa;

▶ Nas máquinas de lavar louça, garantir a existência de “sal de regeneração” no compartimento indicado para o efeito ou utilizar pastilhas de detergente anticalcário que já têm o sal integrado;“Os depósitos de calcário nos pequenos eletrodomésticos são fáceis de eliminar com uma solução de vinagre branco”.

No caso de instalação de equipamentos de descalcificação, alerta-se para a necessidade de manutenção dos mesmos e sugere-se que não seja utilizada água para beber e cozinhar de torneiras que estão sujeitas a estes equipamentos, dado que os mesmos desequilibram a água para estes fins.

CONTACTOS

SEDE

Zona Industrial de Cantanhede Apartado 57
Email: geral@inova-em.pt
Telefone: 231 410 830
Email: geral@inova-em.pt

ATENDIMENTO COMERCIAL

Loja do Cidadão de Cantanhede
Rua dos Bombeiros Voluntários, 7​
3061-909 Cantanhede​
Telefone: 231 423 850​
Telefone: 231 423 851​
Email: loja@inova-em.pt​

NÚMERO VERDE

LEITURAS, AVARIAS E RECOLHA DE
MONSTROS E VERDES

800 201 725

INOVA-(TE)

E ADERE AO BALCÃO DIGITAL
DESEJA ADERIR AO BALCÃO DIGITAL?