NÚMERO VERDE
800 201 725

Outras notícias

“Gestão de Resíduos: Desafios, Soluções e Experiências” foi o tema do XIV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, organizado pela APEMETA – …

De forma simples, cómoda e segura, garanta já o seu bilhete para a edição da EXPOFACIC 2024. Evite todos os constrangimentos de …

O Executivo Municipal deliberou aprovar o projeto de remodelação da rede de drenagem de águas e ramais da Zona de Medição e …

A entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões 2024, decorreu na Praia Fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, em Mora, no dia 6 …

☀ INOVA-EM vai instalar 310 painéis fotovoltaicos nas suas ETAR

A INOVA-EM acaba de entrar numa nova etapa de um futuro mais ecológico, passando a operar num modelo energético mais sustentável e eficiente, nas estações elevatórias e de tratamento de águas residuais de Cantanhede.

No âmbito do projeto de transição energética, a empresa municipal vai investir cerca de 150 mil euros, em duas fases distintas, com o objetivo da partilha de energia entre as suas diversas infraestruturas, criando, assim, uma Comunidade de Energia de Autoconsumo Fotovoltaico.

🍀🌍 Desta forma, é assegurada a redução de emissões de CO2, contribuindo para a sua própria sustentabilidade e independência energética. Todo o processo terá em conta as necessidades específicas de cada equipamento, neste caso, associadas às operações de cada estação elevatória (EE) e ETAR, para que não haja, em caso algum, desperdício de energia.

Numa primeira fase de investimento, vão ser contempladas as EE de Alto de Murtede e Outil, e as ETAR de Ançã, Bolho/Sepins e Covões. Numa segunda fase, será a vez das EE de Lemede e Fonte Errada e as ETAR de Corticeiro, Outil, Malhada e Murtede.
Prevê-se que as estações diminuam o seu consumo energético em, aproximadamente, 304MWh/ano, reduzindo a pegada carbónica em 73,6 t de CO2.

“É fundamental maximizar as possibilidades energéticas, apostar nas renováveis, ter racionalidade na gestão garantindo energia mais barata, assim como garantir a neutralidade tecnológica de modo a contribuir para a transição energética. Por isso a INOVA está apostada neste desafio e pretenda estar sempre na vanguarda das possibilidades tecnológicas que maximizem os recursos naturais existentes e que salvaguardem o ambiente.” Ressalva Pedro Cardoso, presidente do C.A da empresa municipal.

CONTACTOS

SEDE

Zona Industrial de Cantanhede Apartado 57
Email: geral@inova-em.pt
Telefone: 231 410 830
Email: geral@inova-em.pt

ATENDIMENTO COMERCIAL

Loja do Cidadão de Cantanhede
Rua dos Bombeiros Voluntários, 7​
3061-909 Cantanhede​
Telefone: 231 423 850​
Telefone: 231 423 851​
Email: loja@inova-em.pt​

NÚMERO VERDE

LEITURAS, AVARIAS E RECOLHA DE
MONSTROS E VERDES

800 201 725

INOVA-(TE)

E ADERE AO BALCÃO DIGITAL
DESEJA ADERIR AO BALCÃO DIGITAL?