NÚMERO VERDE
800 201 725

Outras notícias

A linha de reciclagem de cápsulas de café da Bio4Plas, empresa instalada na Zona Industrial de Cantanhede, foi hoje inaugurada. No seguimento …

Paralelamente ao tema da sustentabilidade ambiental e no âmbito do ECO-ESCOLAS, a ação de sensibilização teve como mote a importância vital da …

Assinalamos a importante efeméride, esta segunda-feira, para apelar à necessidade de compromisso com a proteção e preservação dos recursos naturais do nosso …

O ECOCENTRO MÓVEL já se encontra instalado na Freguesia de Murtede Rua da Gândara 19 de abril a 3 de maio Poderá …

💧 Projetos da INOVA-EM aprovados pelo Executivo Municipal

A INOVA-EM vai reforçar a capacidade de produção, armazenamento e tratamento de água, através de investimento na Central da Fervença.  

 O projeto já aprovado pela Câmara Municipal de Cantanhede e que a INOVA irá implementar através de empreitada, será objeto de procedimento de contratação pública e tem por objetivo o reforço da capacidade de captação,  armazenamento e tratamento de água para consumo humano, na central de captação dos Olhos da Fervença.

Para solucionar o problema, a INOVA desenvolveu uma solução que inclui a separação dos circuitos de entrada/saída de água dos reservatórios, o que se traduz no reforço da capacidade de resposta às solicitações de consumo e complementa as obras recentemente realizadas com as quais se reforçou a capacidade de elevação de água para todos os setores de distribuição no Município de Cantanhede e também para o abastecimento a parte do Município de Mira e alguns lugares dos Municípios de Coimbra e Montemor-O-Velho.

A captação naquele local foi iniciada em 1970, apresentando-se a zona formada por areias finas com siltes e argila, assentes numa banda calcária. Para definição dos perímetros de proteção, foi realizado estudo hidrogeológico em protocolo com a Universidade de Aveiro.

O volume de água que é captado e distribuído ascende a aproximadamente 4.000.000 m3 por ano, apresentando-se a água física e quimicamente potável, pelo que carece apenas de simples tratamento bacteriológico preventivo.

A distribuição de água é garantida através de um sistema que, além da captação, contempla 9 estações elevatórias, 21 reservatórios e 681 kms de condutas adutoras e de distribuição.

As obras incluem a substituição de equipamentos hidráulicos e elétricos, com especial relevo para os equipamentos instalados nos poços de captação.

O investimento inclui também a primeira fase dos arranjos paisagísticos dentro do perímetro da captação, com melhoria das acessibilidades para os visitantes das instalações e dos olhos de água, bem como todas as obras necessárias à implementação de uma segunda fase na qual se procederá ao tratamento paisagístico da envolvente, enquadramento que se considera absolutamente fundamental face à importância do lugar e à praia fluvial que ali atrai milhares de visitantes.

O valor previsto do investimento é de 370.000 euros acrescido de iva e o prazo previsto de execução é de 200 dias seguidos.

Remodelação da rede de drenagem de águas residuais domésticas de Vilamar e Corticeiro de Cima – (2ª fase)

O projeto tem como objetivo a remodelação da rede de drenagem de águas residuais existente em Vilamar e Corticeiro de Cima, no concelho de Cantanhede, prevendo-se a substituição de parte da rede gravítica de coletores existente por um sistema de coletores sob vácuo. (Compreenderá a instalação de coletores sob vácuo, ramais domiciliários, caixas de válvulas de vácuo, estação de vácuo, assim como a respetiva conduta elevatória de águas residuais).

Face aos problemas identificados na rede de drenagem de águas residuais existente, prevê-se a substituição de parte da rede gravítica por um sistema de drenagem de águas residuais sob vácuo, no sentido de reduzir a profundidade da rede e minimizar as infiltrações na rede.

 Tendo em conta as condicionantes da zona, esta solução apresenta-se como a mais vantajosa a nível técnico e económico, permitirá minimizar a intervenção na rede de drenagem de águas residuais existente, além de implicar uma menor movimentação de terras, materiais e manutenção.

Parte da rede coletora instalada manter-se-á em funcionamento e irá sendo substituída pelo novo sistema, progressivamente e à medida que se for observando a degradação da mesma e a ocorrência de roturas e infiltrações de águas dos solos que coloquem em causa o funcionamento da infraestrutura.

O valor do investimento, nesta fase, eleva-se a 1,1 milhão de euros, e o procedimento de contratação será por concurso público, prevendo-se um prazo de execução das obras de 365 dias seguidos.

A rede coletora de águas residuais domésticas dos aglomerados urbanos da União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, inclui várias estações elevatórias e uma estação de tratamento, cujo funcionamento é gravemente prejudicado pela elevada afluência indevida de águas pluviais provenientes dos solos ou da descarga de telhados, caleiras, terraços, etc., dos prédios existentes, que introduzem custos acrescidos em termos de manutenção e energia, além de provocarem um deficiente funcionamento da rede coletora e, por vezes, descargas nos arruamentos, habitações e linhas de água.

CONTACTOS

SEDE

Zona Industrial de Cantanhede Apartado 57
Email: geral@inova-em.pt
Telefone: 231 410 830
Email: geral@inova-em.pt

ATENDIMENTO COMERCIAL

Loja do Cidadão de Cantanhede
Rua dos Bombeiros Voluntários, 7​
3061-909 Cantanhede​
Telefone: 231 423 850​
Telefone: 231 423 851​
Email: loja@inova-em.pt​

NÚMERO VERDE

LEITURAS, AVARIAS E RECOLHA DE
MONSTROS E VERDES

800 201 725

INOVA-(TE)

E ADERE AO BALCÃO DIGITAL
DESEJA ADERIR AO BALCÃO DIGITAL?