N√öMERO VERDE
800 201 725

Outras notícias

INOVA- EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL DE CANTANHEDE-EM-SA Categoria: Assistente Operacional РLeitor de Consumos O leitor de consumos tem como …

Informamos que o Ecocentro Móvel já se encontra instalado na TOCHA no Parque de estacionamento do Largo da Feira Durante os próximos …

 Com investimentos previstos no valor de 3,78 milh√Ķes de euros, a INOVA-EM prev√™, em 2024, o refor√ßo das medidas, j√° tomadas: na ‚Ķ

Informamos que o Ecocentro M√≥vel j√° se encontra instalado nos Cov√Ķes no Parque de estacionamento do Centro Paroquial Durante os pr√≥ximos 14 ‚Ķ

ūüíß Projetos da INOVA-EM aprovados pelo Executivo Municipal

A INOVA-EM vai reforçar a capacidade de produção, armazenamento e tratamento de água, através de investimento na Central da Fervença.  

 O projeto j√° aprovado pela C√Ęmara Municipal de Cantanhede e que a INOVA ir√° implementar atrav√©s de empreitada, ser√° objeto de procedimento de contrata√ß√£o p√ļblica e tem por objetivo o refor√ßo da capacidade de capta√ß√£o,  armazenamento e tratamento de √°gua para consumo humano, na central de capta√ß√£o dos Olhos da Ferven√ßa.

Para solucionar o problema, a INOVA desenvolveu uma solu√ß√£o que inclui a separa√ß√£o dos circuitos de entrada/sa√≠da de √°gua dos reservat√≥rios, o que se traduz no refor√ßo da capacidade de resposta √†s solicita√ß√Ķes de consumo e complementa as obras recentemente realizadas com as quais se refor√ßou a capacidade de eleva√ß√£o de √°gua para todos os setores de distribui√ß√£o no Munic√≠pio de Cantanhede e tamb√©m para o abastecimento a parte do Munic√≠pio de Mira e alguns lugares dos Munic√≠pios de Coimbra e Montemor-O-Velho.

A captação naquele local foi iniciada em 1970, apresentando-se a zona formada por areias finas com siltes e argila, assentes numa banda calcária. Para definição dos perímetros de proteção, foi realizado estudo hidrogeológico em protocolo com a Universidade de Aveiro.

O volume de água que é captado e distribuído ascende a aproximadamente 4.000.000 m3 por ano, apresentando-se a água física e quimicamente potável, pelo que carece apenas de simples tratamento bacteriológico preventivo.

A distribui√ß√£o de √°gua √© garantida atrav√©s de um sistema que, al√©m da capta√ß√£o, contempla 9 esta√ß√Ķes elevat√≥rias, 21 reservat√≥rios e 681 kms de condutas adutoras e de distribui√ß√£o.

As obras incluem a substituição de equipamentos hidráulicos e elétricos, com especial relevo para os equipamentos instalados nos poços de captação.

O investimento inclui tamb√©m a primeira fase dos arranjos paisag√≠sticos dentro do per√≠metro da capta√ß√£o, com melhoria das acessibilidades para os visitantes das instala√ß√Ķes e dos olhos de √°gua, bem como todas as obras necess√°rias √† implementa√ß√£o de uma segunda fase na qual se proceder√° ao tratamento paisag√≠stico da envolvente, enquadramento que se considera absolutamente fundamental face √† import√Ęncia do lugar e √† praia fluvial que ali atrai milhares de visitantes.

O valor previsto do investimento é de 370.000 euros acrescido de iva e o prazo previsto de execução é de 200 dias seguidos.

Remodela√ß√£o da rede de drenagem de √°guas residuais dom√©sticas de Vilamar e Corticeiro de Cima ‚Äď (2¬™ fase)

O projeto tem como objetivo a remodelação da rede de drenagem de águas residuais existente em Vilamar e Corticeiro de Cima, no concelho de Cantanhede, prevendo-se a substituição de parte da rede gravítica de coletores existente por um sistema de coletores sob vácuo. (Compreenderá a instalação de coletores sob vácuo, ramais domiciliários, caixas de válvulas de vácuo, estação de vácuo, assim como a respetiva conduta elevatória de águas residuais).

Face aos problemas identificados na rede de drenagem de √°guas residuais existente, prev√™-se a substitui√ß√£o de parte da rede grav√≠tica por um sistema de drenagem de √°guas residuais sob v√°cuo, no sentido de reduzir a profundidade da rede e minimizar as infiltra√ß√Ķes na rede.

 Tendo em conta as condicionantes da zona, esta solu√ß√£o apresenta-se como a mais vantajosa a n√≠vel t√©cnico e econ√≥mico, permitir√° minimizar a interven√ß√£o na rede de drenagem de √°guas residuais existente, al√©m de implicar uma menor movimenta√ß√£o de terras, materiais e manuten√ß√£o.

Parte da rede coletora instalada manter-se-√° em funcionamento e ir√° sendo substitu√≠da pelo novo sistema, progressivamente e √† medida que se for observando a degrada√ß√£o da mesma e a ocorr√™ncia de roturas e infiltra√ß√Ķes de √°guas dos solos que coloquem em causa o funcionamento da infraestrutura.

O valor do investimento, nesta fase, eleva-se a 1,1 milh√£o de euros, e o procedimento de contrata√ß√£o ser√° por concurso p√ļblico, prevendo-se um prazo de execu√ß√£o das obras de 365 dias seguidos.

A rede coletora de √°guas residuais dom√©sticas dos aglomerados urbanos da Uni√£o de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, inclui v√°rias esta√ß√Ķes elevat√≥rias e uma esta√ß√£o de tratamento, cujo funcionamento √© gravemente prejudicado pela elevada aflu√™ncia indevida de √°guas pluviais provenientes dos solos ou da descarga de telhados, caleiras, terra√ßos, etc., dos pr√©dios existentes, que introduzem custos acrescidos em termos de manuten√ß√£o e energia, al√©m de provocarem um deficiente funcionamento da rede coletora e, por vezes, descargas nos arruamentos, habita√ß√Ķes e linhas de √°gua.

CONTACTOS

SEDE

Zona Industrial de Cantanhede Apartado 57
Email: geral@inova-em.pt
Telefone: 231 410 830
Email: geral@inova-em.pt

ATENDIMENTO COMERCIAL

Loja do Cidad√£o de Cantanhede
Rua dos Bombeiros Volunt√°rios, 7‚Äč
3061-909 Cantanhede‚Äč
Telefone: 231 423 850‚Äč
Telefone: 231 423 851‚Äč
Email: loja@inova-em.pt‚Äč

N√öMERO VERDE

LEITURAS, AVARIAS E RECOLHA DE
MONSTROS E VERDES

800 201 725

INOVA-(TE)

E ADERE AO BALCÃO DIGITAL
DESEJA ADERIR AO BALCÃO DIGITAL?