NÚMERO VERDE
800 201 725

Outras notícias

Assinalamos a importante efeméride, esta segunda-feira, para apelar à necessidade de compromisso com a proteção e preservação dos recursos naturais do nosso …

O ECOCENTRO MÓVEL já se encontra instalado na Freguesia de Murtede Rua da Gândara 19 de abril a 3 de maio Poderá …

Com o início da primavera e o regresso dos dias soalheiros, relembramos que temos a porta da nossa quinta biológica aberta a …

 A ação de voluntariado ambiental alertou para a necessidade de proteger os ecossistemas marinhos e promover uma maior consciência ambiental.       As …

📰 Revista de Imprensa: Jornal Boa Nova, 6 de abril

Redes Prediais e Acessórios | Boas Práticas de Higienização e de Manutenção

 A qualidade da água que chega às torneiras dos consumidores é assegurada pelos serviços da INOVA-EM. No entanto, a qualidade da água colocada à disposição do cliente na entrada dos edifícios pode sofrer alterações devido à falta de manutenção/higienização da rede predial e acessórios. Sobretudo, se for canalização antiga e de material metálico, após encerramentos temporários e devido ao fenómeno natural de corrosão a que está sujeita.

 A Engª. Elsa Bastos, chefe de serviço de água e saneamento da INOVA-EM, enumera algumas das recomendações, relembrando que o cliente/proprietário é o responsável pela rede predial, devendo assegurar a sua manutenção, bom estado e conservação.

. Nunca deverá ser permitida a entrada de água não tratada (poços, furos e minas) na rede predial de distribuição. As ligações ilícitas, com águas não controladas, podem ser fonte de contaminação da rede predial e da rede pública, constituindo um elevado risco para a saúde dos habitantes do edifício e originar situações de risco para a saúde pública.

 . Deve ser realizada uma correta manutenção da rede predial para que a qualidade da água não sofra alterações devido à corrosão das tubagens, soldaduras e acessórios;

. Os instaladores devem certificar-se de que os materiais utilizados nos sistemas de abastecimento da rede predial são os indicados para esse fim;

.  Recomenda-se a substituição/renovação da canalização em chumbo existente na rede predial e doméstica de modo a reduzir ao mínimo os teores de chumbo na água;

.  As torneiras domésticas devem ser sujeitas a limpeza e desinfeção regular para evitar a deposição de sedimentos (ex.: calcário e ferro) e/ou desenvolvimento de microrganismos. As torneiras da cozinha, pela proximidade com os alimentos e detergentes, estão mais sujeitas a contaminação, devendo obedecer a cuidados redobrados;

. Não beba água que circule na rede de água quente uma vez que a temperatura favorece a corrosão e o desenvolvimento de microrganismos;

. Deixar correr a água na primeira utilização do dia no caso de redes prediais antigas e/ou quando se observe alteração na cor da água;

. Sobre a limpeza das torneiras, desinfete periodicamente o crivo que se encontra no bucal da torneira da cozinha, desenroscando-o, mergulhando-o em água com um pouco de lixívia (cerca de 30minutos) e lavando-o com uma escova. Posteriormente, deixe correr a água durante alguns segundos, para eliminar vestígio do desinfetante.

. Tenha em atenção que o aquecimento da água acima dos 55ºc, provoca a sedimentação de partículas de calcário que ficam depositadas nos filtros das torneiras e acessórios, bem como incrustações, nas máquinas de lavar e nos equipamentos de aquecimento.

 Caso pretenda efetuar alterações na rede predial que possam interferir com a localização do contador, deve contactar os serviços da INOVA-EM, para garantir o correto procedimento.

CONTACTOS

SEDE

Zona Industrial de Cantanhede Apartado 57
Email: geral@inova-em.pt
Telefone: 231 410 830
Email: geral@inova-em.pt

ATENDIMENTO COMERCIAL

Loja do Cidadão de Cantanhede
Rua dos Bombeiros Voluntários, 7​
3061-909 Cantanhede​
Telefone: 231 423 850​
Telefone: 231 423 851​
Email: loja@inova-em.pt​

NÚMERO VERDE

LEITURAS, AVARIAS E RECOLHA DE
MONSTROS E VERDES

800 201 725

INOVA-(TE)

E ADERE AO BALCÃO DIGITAL
DESEJA ADERIR AO BALCÃO DIGITAL?