NÚMERO VERDE
800 201 725

Outras notícias

Assinalamos a importante efeméride, esta segunda-feira, para apelar à necessidade de compromisso com a proteção e preservação dos recursos naturais do nosso …

O ECOCENTRO MÓVEL já se encontra instalado na Freguesia de Murtede Rua da Gândara 19 de abril a 3 de maio Poderá …

Com o início da primavera e o regresso dos dias soalheiros, relembramos que temos a porta da nossa quinta biológica aberta a …

 A ação de voluntariado ambiental alertou para a necessidade de proteger os ecossistemas marinhos e promover uma maior consciência ambiental.       As …

Revista de Imprensa: Jornal Boa Nova, edição de 23/03

INOVA-EM INVESTE NA REDUÇÃO DAS PERDAS DE ÁGUA E DAS DESCARGAS DE ÁGUAS PLUVIAIS NAS REDES DE SANEAMENTO

A INOVA-EM, distinguida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos com os Selos de Qualidade do serviço de abastecimento público de água, do serviço de saneamento de águas residuais urbanas e da qualidade exemplar de água para consumo humano, reforça a atenção na redução das perdas de água e na redução das descargas de águas pluviais nas redes de saneamento, objetivos importantes na proteção dos recursos hídricos e na redução da pegada ecológica.

Convém ter presente que, em junho de 2022, assistimos a uma situação de falta de água generalizada, no território nacional: 66% em situação de seca severa, 30% em seca extrema e apenas 4% em seca moderada. Impõe-se portanto a adoção de medidas que permitam, em simultâneo, o consumo sustentável de água, com redução do desperdício, e a proteção dos recursos hídricos.

Nesta perspetiva, a INOVA está a investir na instalação de contadores inteligentes, que permitem saber, no imediato, onde existem ruturas nas redes prediais e, em consequência, avisar os proprietários para procederem às devidas reparações.

No respeitante às redes públicas, a INOVA tem em curso um plano tático para identificação de ruturas e consequente reparação, fazendo a deteção, por zonas de medição e controlo e através de equipamentos específicos para o efeito.

A redução da água não faturada e das perdas reais de água, por ramal, constituem um dos principais desafios da INOVA, tendo em vista o alcance dos objetivos e metas nacionais e comunitárias.

A remodelação das redes de distribuição de água, com intervenções na cidade de Cantanhede, Pocariça e Arrôtas, Cordinhã, Casal de Cadima, Tocha e Sanguinheira, que consistiram na substituição de redes antigas onde se registavam grandes perdas de água, é outro dos investimentos da INOVA para conseguir atingir o objetivo referido.

A boa gestão do recurso água, fundamental à vida, é um imperativo que, além de passar pelas medidas atrás referidas, passa também pelo consumo sustentável, em cada habitação, e pela proteção do ambiente, em geral. Perceber o ciclo da água e adotar comportamentos de proteção ambiental são passos essenciais para a construção de um futuro mais sustentável.

A água das chuvas é fundamental para recarregar os níveis freáticos e alimentar as linhas de água, que promovem o equilíbrio ambiental, tão necessário. O equilíbrio do planeta depende da preservação da água e do seu ciclo, portanto, a sua proteção é um dever de todos os cidadãos.

As descargas de águas pluviais, nas redes públicas de saneamento, além de ilegais, são perigosas. A sobrecarga da rede pública de saneamento, com águas pluviais, provoca um funcionamento deficiente dos sistemas, originando descargas nas estações elevatórias e ETAR’s, caixas de saneamento a transbordar e  inundações em edifícios, resultando em custos acrescidos na tarifa de saneamento, assim como em graves problemas ambientais e de saúde pública.

Assim, é imprescindível verificar se existem caleiras ou terraços, ligados à rede de saneamento, e proceder à eliminação imediata dessas ligações. Os utilizadores particulares podem fazer a diferença, constituindo, também, uma parte integrante da resolução destes problemas.

CONTACTOS

SEDE

Zona Industrial de Cantanhede Apartado 57
Email: geral@inova-em.pt
Telefone: 231 410 830
Email: geral@inova-em.pt

ATENDIMENTO COMERCIAL

Loja do Cidadão de Cantanhede
Rua dos Bombeiros Voluntários, 7​
3061-909 Cantanhede​
Telefone: 231 423 850​
Telefone: 231 423 851​
Email: loja@inova-em.pt​

NÚMERO VERDE

LEITURAS, AVARIAS E RECOLHA DE
MONSTROS E VERDES

800 201 725

INOVA-(TE)

E ADERE AO BALCÃO DIGITAL
DESEJA ADERIR AO BALCÃO DIGITAL?