NÚMERO VERDE
800 201 725

Outras notícias

Com o início da primavera e o regresso dos dias soalheiros, relembramos que temos a porta da nossa quinta biológica aberta a …

 A ação de voluntariado ambiental alertou para a necessidade de proteger os ecossistemas marinhos e promover uma maior consciência ambiental.       As …

O Tocha Plogging irá decorrer na Praia da Tocha e imediações. Os participantes irão sair em grupos para percursos previamente definidos, munidos …

O ECOCENTRO MÓVEL já se encontra instalado na Freguesia de CADIMA No parque de estacionamento do Centro Escolar de Cadima de 5 …

INOVA avança com obras de requalificação do Ecocentro

A Inova – Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede, E.M.-S.A., responsável pela gestão do sistema de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana do Município de Cantanhede, iniciou as obras de requalificação e modernização do Ecocentro localizado na zona industrial de Cantanhede.

O investimento, no valor de 662.400,00€ (mais IVA), é parcialmente cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, no âmbito da candidatura “Projetos Inovadores de Recolha Seletiva”.

As obras, que têm um prazo de execução de 360 dias, têm por objetivo a criação de melhores condições para a população e empresas depositarem diversos tipos de resíduos com vista à sua posterior valorização e/ou reciclagem, aumentando a capacidade de armazenamento e recebimento do ecocentro para 696,89 ton/ano, o que equivale a um aumento de 50% face às quantidades atualmente recebidas.

Este investimento faz parte de uma operação que tem por objetivo a criação de um novo sistema de recolha seletiva com cobertura integral do território municipal, para determinadas frações contidas nos resíduos urbanos, nomeadamente resíduos perigosos providentes de habitações, outros resíduos multimateriais e têxteis, e inclui também a implementação de um novo serviço designado por “Ecocentro Móvel”.

Na entrega de resíduos no ecocentro está prevista a atribuição de um incentivo económico-financeiro aos utilizadores que entreguem os resíduos devidamente separados.

A proteção do ambiente e a promoção da eficiência dos recursos é uma obrigação da INOVA-EM. Com a requalificação do Ecocentro será possível elevar os indicadores de qualidade de vida, melhorando os resultados na proteção do meio ambiente e na qualificação do ambiente urbano, colocando em prática os princípios da economia circular através de um modelo assente na recolha seletiva.Segundo Idalécio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da Inova, “trata-se de um investimento fundamental para a melhoria deste serviço sob responsabilidade da INOVA”. Idalécio Oliveira, referiu ainda que “serão também reforçadas as ações de sensibilização acerca da importância do papel da comunidade e da respetiva mudança de atitudes no processo de prevenção e redução da produção de resíduos, no sentido de aumentar a reutilização e recuperação dos materiais e a preparação para a valorização e reciclagem. Hoje em dia, não faz sentido observar descargas deste tipo de resíduos ao lado de contentores, no chão ou mesmo ao longo das estradas. Além do ecocentro e dos ecopontos distribuídos pelo concelho, a INOVA também disponibiliza serviços de recolha porta-a-porta, mediante prévia marcação, para recolha de aparas de jardim, móveis e eletrodomésticos fora de uso. Porque cada um de nós tem que ter sempre presente que o Ambiente, é meu e de toda a gente”.

CONTACTOS

SEDE

Zona Industrial de Cantanhede Apartado 57
Email: geral@inova-em.pt
Telefone: 231 410 830
Email: geral@inova-em.pt

ATENDIMENTO COMERCIAL

Loja do Cidadão de Cantanhede
Rua dos Bombeiros Voluntários, 7​
3061-909 Cantanhede​
Telefone: 231 423 850​
Telefone: 231 423 851​
Email: loja@inova-em.pt​

NÚMERO VERDE

LEITURAS, AVARIAS E RECOLHA DE
MONSTROS E VERDES

800 201 725

INOVA-(TE)

E ADERE AO BALCÃO DIGITAL
DESEJA ADERIR AO BALCÃO DIGITAL?