Mensagem da Administração
A prestação de serviços essenciais à população, de forma sustentável, eficiente e continuamente
melhorada, é um compromisso que obriga a um nível operacional de elevada exigência no quadro
da evolução social e económica, que tem sido amplamente demonstrado pelos trabalhadores e
trabalhadoras da INOVA-EM.
Durante os períodos de confinamento determinados para conter a pandemia COVID19, a empresa
tem respondido com elevada maturidade técnica e capacidade de resposta.
Diariamente envolvida na melhoria da qualidade de vidas das pessoas, a INOVA tem por base a
perspetiva da criação de valor para a sociedade, assente no compromisso da prestação dos
referidos serviços públicos essenciais, por vezes críticos.
Com a consciência de que a evolução da empresa depende da forma como se reforçam as
competências e valorizam os serviços, como se dão respostas rápidas, eficazes e eficientes, com
transparência e rigor, procura-se sempre obter superiores índices de satisfação dos clientes e da
população em geral.
Também o entendimento de que os projetos de investimento, públicos ou privados, são
fundamentais na criação da cadeia de valor, impõe-se o contributo da empresa para o objetivo da
rápida e consequente concretização dos mesmos.
As distinções atribuídas à empresa reforçam o percurso de qualidade que tem vindo a traçar,
tendo nos últimos anos sido distinguida com selos de qualidade exemplar de água para consumo
humano, prémios de excelência em saneamento de águas residuais urbanas ao consumidor e
selos de qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos ao consumidor.
O conjunto de serviços prestados e atividades que a INOVA prossegue, implicam uma grande
responsabilidade da empresa na qualidade de vida dos cidadãos, na proteção do ambiente e no
desenvolvimento do Município de Cantanhede.
No abastecimento de água, regista-se a boa qualidade da mesma e o importante investimento na
renovação das infraestruturas.
Na drenagem e tratamento de águas residuais, regista-se o adequado funcionamento das nove
ETARS que a INOVA tem sob sua gestão e o reforço do plano de diagnóstico e investimento para a
resolução do problema das infiltrações e descargas de águas pluviais nas redes coletoras.
O novo ecocentro e um ambicioso programa de sensibilização ambiental, serão fortes contributos
para a melhoria da recolha de resíduos urbanos, sendo fundamental aumentar as quantidades
dos resíduos para valorização e reciclagem e reduzir os resíduos indiferenciados.
A manutenção dos 28 hectares de espaços verdes e jardins e a limpeza urbana, são uma
referência de qualidade dos espaços públicos.
A quinta piloto de agricultura biológica e os transportes urbanos URBIN são atividades com
significativa componente pedagógica e ambiental.
A Expofacic atingiu em 2019 um patamar apreciável de excelência e sustentabilidade e em 2020
foi distinguida com mais um prémio “5 estrelas regiões”.
As atividades de abastecimento de água, recolha de águas residuais e recolha de resíduos
urbanos, implicam a prestação de serviços e a respetiva cobrança da globalidade dos custos aos
clientes/utilizadores, pelo que a satisfação dos mesmos é sempre um desafio diário e um objetivo
principal da empresa.
Mas a oferta de um produto de qualidade, sendo absolutamente prioritária, já não é suficiente.
Melhorar a comunicação e o relacionamento com os clientes, disponibilizando informação que
promova o claro e transparente valor dos serviços, a correta perceção da realidade económica
subjacente aos mesmos e a relação com a qualidade com que são prestados, sensibilizar para uma
melhor consciência responsável na proteção do ambiente e no incentivo à poupança dos recursos,
e facilitar a vida às pessoas, é a nossa pretensão ao disponibilizar este novo site.
Apelamos portanto para que tenha a sua melhor atenção e compreensão, para que o consulte e o
use em todas as suas vertentes, agradecendo antecipadamente o envio de sugestões de melhoria.
O Presidente do Conselho de Administração,
Idalécio Pessoa Oliveira