A propósito do Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho

Município de Cantanhede e INOVA-EEM promovem uma semana de actividades em torno de questões ambientais

O Planeta Verde é o tema genérico da campanha que o Município de Cantanhede, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, Recursos Naturais e Trânsito, vai desenvolver conjuntamente com a Inova-EEM para assinar o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de Junho. A próxima semana vai ser preenchida com diversas acções lúdico pedagógicas em torno dos valores e das causas que a efeméride pretende assinalar.

É assim que, de 6 a 9 de Junho, elementos dos serviços técnicos da autarquia e da empresa municipal serão agentes dinamizadores de iniciativas que visam promover a reflexão sobre temas relacionados com a importância da preservação do ambiente e proporcionar, em particular aos alunos dos diferentes níveis de ensino, a oportunidade de participarem em experiências e debates sobre matérias que estão na ordem do dia sobre esta temática. O objectivo é sensibilizar e informar sobre os fenómenos e os problemas que afectam actualmente as condições ambientais, sublinhando a importância da contribuição de cada indivíduo, no cumprimento dos seus deveres de cidadania, para o desenvolvimento sustentável.

O Dia Mundial do Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 15 de Dezembro de 1972, no decurso da Conferência de Estocolmo, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Desde então, a efeméride é comemorada em todo o mundo, de modo a funcionar como um repto a todas as sociedades no sentido de adoptarem atitudes e comportamentos tendentes a garantir a salvaguarda da qualidade ambiental e a biodiversidade.

Dar resposta cabal a esse repto é o propósito da Semana do Ambiente promovida pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, Recursos Naturais e Trânsito do Município de Cantanhede e a Inova-EEM, a partir de actividades que têm como público-alvo preferencial a população escolar. Os objectivos são promover o reconhecimento da responsabilidade individual e colectiva nas questões relacionadas com o ambiente, fomentar a tomada de consciência sobre a importância dos recursos “terra”, “ar” e “água”, motivar os intervenientes para as questões relacionadas com a natureza e fomentar a identificação das principais causas e consequências dos incêndios florestais no meio ambiente, entre outros.

O programa começa a 6 de Junho com o “Dia Aberto na Quinta de Agricultura Biológica da Inova-EEM”, durante o qual serão proporcionadas visitas guiadas aos alunos das escolas do Concelho e à população em geral (grupos de 10 pessoas), bastando para isso fazer a respectiva inscrição nos serviços da empresa municipal ou através do telefone 231 410830.

Ainda nesse dia, à tarde, as crianças da EB1 da Gândara (Ançã) vão realizar actividades no âmbito de “O Planeta Verde” e “O Aluno Amigo do Ambiente”. A primeira destas acções pedagógicas consiste numa apresentação de sequências de diapositivos e de vídeos, um minuto cada um, sobre questões ambientais, tais como a poluição da terra, água e ar, a reciclagem, a biodiversidade, a economia de água e de energia, a plantação de árvores, a importância dos espaços florestais e as energias renováveis, entre outras; na segunda os alunos estarão envolvidos na construção de um mini-ecoponto, na construção de novos objectos de materiais recicláveis e na elaboração de um cartaz onde serão apresentados os comportamentos positivos e negativos das actividades humanas que influenciam a qualidade do meio ambiente. No final da actividade será entregue um conjunto de fichas pedagógicas.

“Vamos Acabar com as Lixeiras” é a designação da operação a realizar na manhã de 7 de Junho na Varziela, na sequência da qual será reforçada a sinalética de sensibilização. Paralelamente, outra equipa fará a colocação de ninhos artificiais para chapins reais nas árvores das imediações da sede da Inova-EMM e do Biocant Park. Ainda nesse dia, também da parte da manhã, as crianças do jardim-de-infância da PRODECO (Covões) estarão na Biblioteca Municipal a participar numa actividade designada “A Minha Amiga Planta”, no decurso da qual irão realizar sementeiras e plantações em pequenos vasos, seguidas de sessões de leitura de contos e de histórias centradas na temática do ambiente. Entretanto, na EB 1 de Murtede haverá mais duas sessões de “O Planeta Verde” e “O Aluno Amigo do Ambiente”, a que seguirão outras idênticas na EB1 da Cordinhã, no período da tarde.

Na manhã do dia seguinte, será a vez dos alunos da EB1 de Ançã desenvolverem as actividades previstas no âmbito dessas acções pedagógicas, enquanto as crianças do jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia estarão envolvidas nas actividades no âmbito de “A Minha Amiga Planta”.

Ainda a 8 de Junho decorrerá na Praça Marquês de Marialva a habitual campanha “Gestos Simples”, traduzida na oferta de plantas produzidas nos viveiros municipais a cada munícipe que entregue 10 Kg de papel ou 200 gramas de pilhas, ao mesmo tempo que também que crianças e jovens puderão participar na “Roleta dos Prémios”, um jogo em que serão premiadas as respostas correctas a perguntas sobre como proceder para realizar uma correcta separação dos resíduos na fonte.

A Semana do Ambiente no Município de Cantanhede termina em 9 de Junho com “De Olhos Bem Abertos”, uma acção de sensibilização e formação sobre o ciclo de utilização da água. Neste âmbito serão proporcionadas, durante todo o dia, visitas guiadas à Central de Captação dos Olhos da Fervença a grupos superiores a 10 pessoas, sob marcação nos serviços da empresa municipal ou através do telefone 231 410 830.

About the Author