INOVA-EM sensibilizou os mais novos para a reciclagem no dia da criança

 

A INOVA-EM associou-se à Festa da Criança, iniciativa promovida pelo Município de Cantanhede e que reuniu centenas de famílias no Parque de S. Mateus no dia 3 de junho, com a promoção da campanha “Cantanhede Recicla” e o uso de água da torneira.

Pelo espaço da empresa municipal passaram cerca de 1.500 pessoas, entre crianças e respetivas famílias, que foram sensibilizadas para as questões relativas ao ambiente e à utilização sustentável da água. As crianças tiveram oportunidade de experimentar diversos jogos didáticos, nomeadamente o jogo da glória, dominó e o UNO, sobre a temática da reciclagem, sendo todos premiados com diversos brindes. Com o objetivo de promover o consumo de água da torneira, foram também disponibilizadas fontes para consumo de água da rede pública e respetivas garrafas.

A campanha “Cantanhede Recicla” engloba um conjunto de ações que têm como objetivo a sensibilização e educação ambiental para a prevenção e redução da produção de resíduos e preparação para a reutilização e reciclagem, acompanhada de um investimento em equipamentos com vista ao aumento da quantidade e qualidade da reciclagem multimaterial. Neste sentido, a INOVA-EM tem apostado em várias ações de sensibilização ambiental, como a visita dos colaboradores aos alojamentos familiares do Concelho e ações de sensibilização em escolas e eventos. A par da sensibilização, a INOVA-EM está a disponibilizar aos alojamentos familiares cerca de duas mil unidades de ecopontos domésticos para recolha seletiva, e reforçou os equipamentos públicos destinados à colocação de embalagens (vidro, papel/cartão e plástico e metal) e óleos alimentares usados. Está previsto também, a implementação de um projeto piloto nos alojamentos familiares – o sistema “pay-as-you-throw” – em que a tarifação passa a ser calculada com base na produção efetiva de resíduos.

About the Author