Assembleia Geral aprovou, em reunião de 5 de dezembro de 2017, instrumentos de gestão previsional para o ano de 2018

Investimento/Financiamento:

Os investimentos a realizar pela INOVA-EM em 2018 ascendem a cerca de 3,41 Milhões de €uros. Subjacente à concretização destes investimentos, estão associados os seguintes objetivos que se consideram mais relevantes:

Redução do volume de água não faturada para próximo dos 20%;

• Controlo de afluências indevidas;
  • Aumento da reabilitação dos ativos;
  • Otimização e/ou redução dos gastos operacionais;
  • Universalidade dos serviços de águas e resíduos;
  • Utilização de tecnologia, para ter serviços mais inteligentes e mais eficaz;

A empresa pretende financiar cerca de 50% do investimento previsto, através dos fluxos de tesouraria da atividade operacional e das disponibilidades atualmente existentes, 29%, através do recurso a um novo financiamento bancário, do qual se prevê vir a utilizar em 2018, o montante de 1 Milhão de €uros (será necessário a sua contratação no próximo exercício económico) e ainda, o recurso a subsídios ao investimento, relativos a fundos comunitários de candidaturas já aprovadas ao Portugal 2020, no âmbito do ciclo urbana da água e da promoção da reciclagem.

Exploração:

Prevê-se um total de rendimentos de 9,13 milhões de €uros, a que corresponde a um decréscimo de cerca de 69 mil €uros face ao esperado para 2017 (-0,8%) e um total de gastos (excluindo IRC) de 8,97 milhões de €uros, a que corresponde a um acréscimo de 144 mil €uros face ao esperado para 2017 (+1,6%). A incorporação de 270 Mil €uros, parte do desvio tarifário acumulado até ao exercício económico de 2016 (superavit), no cálculo dos rendimentos tarifários para o ano de 2018, faz com que os resultados antes de impostos e os resultados líquidos atinjam o montante de 156 Mil €uros e 118 Mil €uros, respetivamente (em 2017 espera-se de 371 Mil €uros e 284 Mil €uros).

Orçamento Tesouraria/Financeiro:

O total do orçamento de tesouraria/financeiro é de 12,22 Milhões de €uros.