A política, evidência o comprometimento da Gestão na implementação dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança segundo o modelo definido nas normas NP EN ISO 9001: 2008; ISO 14001:2004 e ISO 18001:2007 adaptadas à nossa organização e tipo de negócio e o enquadramento para estabelecer, cumprir e rever os objetivos previamente definidos. 

Foi preocupação da Empresa definir a Política da Qualidade, Ambiente e Segurança de forma a ser compatível com os seus Objetivos, necessidades do cliente, melhoria contínua e promoção de meios para proteção da saúde e segurança dos colaboradores, através dos seguintes compromissos:

 

  • Satisfazer as necessidades e expectativas dos Clientes, dos Colaboradores e do Município;
  • Garantir a distribuição e fornecimento de água com qualidade para consumo humano;
  • Garantir o tratamento do efluente com qualidade, tendo em conta os parâmetros e limites para rejeição no meio hídrico;
  • Atingir elevados níveis de qualidade de vida urbana e ambiental, através da limpeza urbana, da recolha de RSU e lavagem / desinfeção de contentores e do tratamento de zonas verdes públicas. 
  • Promover os meios adequados para a proteção da saúde e segurança dos colaboradores e de todas as pessoas envolvidas nas suas atividades;
  • Promover a eco eficiência e a prevenção da poluição, no sentido de minimizar os impactos ambientais negativos, em particular procurando estabelecer medidas e metas para os aspetos ambientais mais significativos.
  • Incentivar o trabalho em equipa e o envolvimento de todos os Colaboradores, promovendo o desenvolvimento das suas competências, a responsabilização, a valorização e a formação adequada ao desempenho das suas atividades;
  • Assegurar o desempenho da sua atividade em conformidade com a legislação, regulamentos, normas e outros requisitos aplicáveis;
  • Estabelecer e rever periodicamente os princípios, os objetivos e as metas, tendo em conta os processos, os impactes ambientais e os riscos laborais significativos, de modo a garantir um desenvolvimento sustentado e a melhoria contínua, com vista à eficácia do sistema;
  • Manter a EXPOFACIC entre os primeiros eventos do género do país.

 

 

Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança

A INOVA obteve a certificação da qualidade segundo a NP ISO 9001:2000 em 2005.

Em Agosto de 2011 esta certificação foi renovada.

Entretanto foi implementado na empresa uma metodologia de trabalho segundo as NP ISO 14001:2004 (Ambiente) e NP ISO 18001:2007 (HSST) tendo em vista certificação também segundo estas duas normas, o que veio a verificar-se em meados do ano de 2009.

Visa-se com a certificação segundo estas três normas ISO, a estruturação de um SGQAS (Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança) integrado, que potencie o aumento da produtividade, a motivação dos colaboradores, a redução de custos, a diminuição de acidentes de trabalho, a protecção do ambiente, tudo concorrendo para uma cultura de empresa virada para a satisfação dos nossos clientes.